Dia de celebrar Nossa Senhora do Rosário

No dia 7 de outubro, lembramos a memória de Nossa Senhora do Rosário. A celebração deriva da festa de Santa Maria da Vitória, instituída pelo papa Pio V em comemoração ao triunfo dos cristãos na batalha de Lepanto, na Grécia, exatamente no dia 07 de outubro de 1571. A vitória marcou o fim da expansão islâmica na região do Mediterrâneo. Os católicos lutavam contra os otomanos e ganharam o duelo enquanto recitavam o rosário.

A data está também muito ligada à aparição de Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão (1170-1221). Buscando um recurso de salvação para as pessoas que haviam se desgarrado da Igreja, após três dias e três noites de preces e súplicas, o santo teve uma visão da Mãe Santíssima em que ela recomendava a oração do rosário:

“Meu querido Domingos, sabes de que meio se serviu a Santíssima Trindade para reformar o mundo? (…) Eu te digo, então, que o instrumento mais importante foi a Saudação Angélica, a Ave-Maria, que é o fundamento do Novo Testamento. E, portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza meu Rosário”.

A Virgem fez o mesmo pedido aos três pastorinhos na Cova da Iria, em 13 de julho de 1917: “continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer”.

O nome rosário, derivado do latim “rosariu”, vem de um costume da Idade Média, quando vassalos ofereciam a seus soberanos coroas de flores em sinal de respeito. Os cristãos adaptaram a tradição para homenagear a Rainha dos Céus, oferecendo-Lhe coroas de rosas.

A oração do rosário começou provavelmente no início do século VIII. Nessa época, os monges costumavam rezar os salmos da Bíblia. Aqueles religiosos menos instruídos, que não dominavam o latim, eram dispensados dessa oração. No lugar, recitavam 150 Ave-Marias. Para facilitar a contagem, São Beda, Doutor da Igreja, sugeriu o uso de grãos enfiados em um barbante.

É fato que, em todos os tempos, aqueles que à Virgem confiaram seus pedidos por meio do rosário viram se multiplicar as graças em suas vidas. Elevemos, portanto, nossas orações à Mãe de Deus. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!