O poderoso remédio contra a inveja

A inveja é um mal que pode nos atingir por dentro ou por fora. Pode brotar em nosso próprio coração, nos fazendo sentir tristeza diante da felicidade ou do sucesso dos outros. Pode também nos alcançar vinda de outras pessoas, quando elas se incomodam com nossas conquistas.

Em qualquer caso, ela é extremamente prejudicial! A inveja nos enfraquece, nos debilita e nos deixa abertos para outros pecados. Pode gerar raiva, rancor e medo. Sem percebermos, os efeitos da inveja vão crescendo, crescendo, crescendo até nos dominar por completo.

Para nos protegermos dela, o antídoto é um só: Deus! Quanto mais próximos estamos d’Ele, mais longe estaremos na inveja. Quando o Senhor está em nosso coração, não sobra espaço para desejarmos o mal de ninguém. Quando vivemos a oração, nossa alma se enche de alegria e experimentamos a graça tão profundamente que os sentimentos ruins não se criam.

Da mesma forma, quando estamos com Deus, estamos protegidos contra o mal que os outros nos dirigem. Somos mais propensos a perdoar aqueles que nos invejam, interrompendo a cadeia de ódio que envenena as relações humanas. Também podemos rezar pelo irmão, pedindo que o Pai que abençoe e tire a maldade de seu coração. Para quem reza, é mais fácil pagar o mal com o bem!

Por isso, trazemos hoje uma breve oração para ajudar você a resistir à inveja:

Ó Senhor,

Peço-Vos a graça de me livrar da inveja. Que me ajudeis a resistir às fraquezas e fragilidades que me impelem a desejar o infortúnio dos meus irmãos. Que eu seja sempre capaz de louvar e perceber as Vossas graças em minha vida, para que eu enxergue como também eu sou afortunado! Que o vosso Espírito Santo encha o meu coração, para que eu possa me alegrar continuamente com tudo o que tenho e que sou. Que o seu amor me proteja de todos aqueles que desejam me prejudicar e, quando eu for alvo da inveja alheia, que eu seja capaz de perdoar, tornando-me um instrumento da Vossa paz frente ao meu inimigo.

Amém!