Para que servem os 7 dons do Espírito Santo?

Quando somos batizados, recebemos o Espírito Santo. Quando, na Crisma, confirmamos nosso compromisso com a fé católica, o Bispo invoca sobre nós a força do Espírito Santo e seus sete dons. Você sabe que dons são estes e por que eles nos ajudam a perseverar na missão de seguidores de Cristo?

Sabedoria
É o dom de perceber o que é certo ou errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. A sabedoria nos permite conhecer a verdade revelada por Deus, mostrando a grandeza de Seu plano para nós. Não tem nada a ver com cultura ou educação formal, mas com o entendimento das coisas do Pai.

Entendimento
Este dom nos ajuda a enxergar os sinais divinos nas situações humanas, percebendo a relação entre a nossa vida e a Palavra de Deus. Através desse dom, aceitamos as verdades reveladas do Pai, mesmo sem compreendê-las totalmente à luz da razão.

Conselho
Dom de saber discernir caminhos e opções na vida, nos ajudando a tomar as decisões adequadas nas horas difíceis, seguindo os preceitos de Deus. Também nos inspira no momento de escutar e orientar nossos irmãos, para que possamos auxiliá-los quando estiverem diante de obstáculos.

Ciência
Este é o dom de saber interpretar a Palavra de Deus e explicar o Evangelho e a doutrina da Igreja. Nos permite enxergar a realidade deste mundo pela ótica divina e ver cada criatura como expressão da sabedoria do Criador.

Piedade
Dom que nos orienta em todas as relações com Deus e com o próximo. Nos leva a agir como Jesus e ver no irmão o rosto de Cristo. É o que desperta em nós a vontade de concretizar o projeto de Deus aqui.

Fortaleza
Ela nos torna corajosos para enfrentarmos as adversidades do dia a dia, firmes na fidelidade à fé cristã. Este dom nos faz sermos coerentes com o Evangelho, sem medo de ameaças ou perseguições. Afinal, como disse São Paulo: “Se Deus está conosco, quem será contra nós?” (Rm 8,31).

Temor
Este dom nada tem a ver com o medo de ser castigado! Ele nos faz amar tanto a Deus que procuramos nos afastar de tudo o que possa ofendê-Lo ou magoá-Lo. Através dele evitamos situações complicadas e que poriam nossa fé em risco ou nos distanciariam do Pai.