4 dicas para você não temer o fracasso

O fracasso é sempre uma sombra em nossa vida. Quando estamos prestes a enfrentar um grande desafio, tememos falhar. E quando vivemos a derrota, lamentamos e nos sentimos soterrados pelo seu peso. No entanto, estes sentimentos não se justificam e só servem para nos colocar para baixo. O que devemos, então, fazer para não sermos vencidos pelo fracasso? Aí estão quatro dicas preciosas!

1. Todos fracassamos
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que ninguém está imune ao insucesso. Quem acha que nunca falhará parte do pressuposto de que pode controlar o mundo. Mas não temos a capacidade de dominar tudo e sempre há algo que pode dar errado, independentemente dos nossos esforços.

2. Sempre é possível melhorar
Quando algo falha, isso é sinal de que o que foi feito não funcionou e que será preciso fazer de uma forma diferente. Em vez de olhar pelo lado negativo e lamentar o revés, devemos enxergar o fracasso como um alerta de que é possível fazer melhor da próxima vez, aperfeiçoando métodos e processos. Pessoas bem-sucedidas fracassaram muitas vezes antes de alcançar o sucesso.

3. Lembre-se de ser gentil com você
Geralmente, tendemos a ser muito críticos e severos conosco mesmos. Quando você errar, procure ser amável para aceitar a falha e tente perdoar-se. A autocrítica é importante para fazer você crescer, mas não pode aprisionar você na culpa e no medo. Ela deve, ao contrário, ser uma porta suave para o recomeço.

4. Mire-se no exemplo de Jesus
Aparentemente, a morte de Jesus na cruz foi o Seu grande fracasso, pois, ao fazer-Se homem, tinha a intenção de salvar aqueles que acabaram maltratando-O, humilhando-O e matando-O. Mas foi o seu fracasso que efetivamente nos salvou, pois Ele ressuscitou e venceu a morte! Aprendemos assim que, mesmo diante dos aparentes fracassos e derrotas, precisamos simplesmente confiar nos planos de Deus, assim como Jesus fez!