Festa da Natividade da Virgem Maria

A Igreja celebra hoje, dia 08 de setembro, a Natividade da Virgem Maria. Este é um momento de festa e louvor, pois com o nascimento da Mãe de Deus, o Senhor começava a colocar em prática Seu plano para a Salvação da Humanidade.

São Pedro Damião (1007-1072) diz em seu Segundo Sermão sobre a Natividade de Nossa Senhora: “Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo”.

Para receber o Salvador, Maria foi concebida sem o pecado original, pura e gloriosa. Imune ao mal, a Virgem veio para esmagar a cabeça de Satanás, como profetizado no Gênesis (Gn 3, 15).

A festa da Natividade de Nossa Senhora teve origem no Oriente e passou a ser celebrada também no Ocidente no século XVII, sob o papado de São Sérgio I.

Que Maria, que trouxe ao mundo, educou e guiou o filho de Deus, nos guie também nesta vida rumo ao Reino dos Céus, que nos mostre sempre o caminho da fé e do amor. Nossa Senhora, rogai por nós!