Por que começar o dia com uma oração?

Você por acaso acorda sem dar bom dia às pessoas que moram com você? Por que, então, ao levantar-se, você não faz uma oração a Deus? Se Ele está todo o tempo a seu lado, é justo que uma das primeiras palavras da manhã seja direcionada ao Pai.

Como em qualquer relação, a conversa frequente faz crescer a intimidade. Com Deus isso não é diferente. Quanto mais rezamos, mais próximos nos sentimos d’Ele. A oração é um dos hábitos que aprofundam o nosso vínculo com o Senhor e, por isso, deve ser praticada regularmente. Quanto mais, melhor!

Quando feita pela manhã, a prece é uma maneira de oferecer ao Pai todo o dia que está começando: as boas e as más experiências, as dificuldades e as conquistas, as alegrias e as tristezas. Assim, nos lembramos de que cada dia é um presente de Deus e, portanto, devemos vivê-lo com fé e sabedoria, sempre agradecendo as bençãos recebidas.

Entregando o seu dia a Deus, você demonstra que todo o seu ser e os seus esforços estão voltados para a glória do Pai. Você pode usar uma oração já existente ou fazê-la com suas próprias palavras. Para ajudar, trazemos aqui uma linda oração de oferta matutina, composta por Santa Teresinha de Lisieux:

“Meu Deus, eu te ofereço todas as ações que realizarei hoje com as intenções e para a glória do Sagrado Coração de Jesus. Quero santificar as batidas do meu coração, os meus pensamentos e as minhas obras, inclusive as mais simples, unindo-as aos seus méritos infinitos, e reparar as minhas faltas lançando-as à fornalha do seu Amor misericordioso.
Ó meu Deus! Quero pedir-te, para mim e para os meus entes queridos, a graça de cumprir perfeitamente a tua santa vontade, de aceitar por teu amor as alegrias e tristezas desta vida passageira, para que estejamos um dia reunidos no céu para toda a eternidade. Que assim seja“.