Mês vocacional: ministérios leigos

Amanhã, celebramos, como parte do Mês Vocacional, os ministérios leigos. Por coincidência, este ano o Dia do Catequista, que é comemorado sempre no último domingo de agosto, cai na mesma data! Desta forma, é dia de rezarmos por todos aqueles leigos que, mesmo em meio a seus compromissos pessoais e familiares, encontram tempo para se dedicarem aos trabalhos pastorais e missionários.

Estamos falando das pessoas que, atendendo a um chamado de Deus para colaborar na evangelização e no fortalecimento das comunidades de fé, atuam nas mais diversas esferas, como nas pastorais, grupos de oração, ministérios de música, obras de caridade, entre tantas outras. É um trabalho pleno de amor, construído a cada dia, para ajudar Cristo em sua obra de Redenção.

Os catequistas, especialmente, se doam de forma generosa à divulgação da Palavra de Deus. São os grandes educadores das comunidades católicas, que não apenas formam crianças, jovens e adultos para a Eucaristia, mas os mostram como serem eles próprios testemunhos vivos do amor de Jesus.

Para além da grande responsabilidade de sua missão, os catequistas ajudam a despertar nos outros o entusiasmo em viver o seguimento de Cristo, revelando a alegria de fazer parte do Reino dos Céus.

Dediquemos este domingo a rezar para que cada vez mais pessoas se sintam vocacionadas a transformar suas vidas em exemplos concretos da fé cristã!