O carisma da Associação Tarde com Maria

Quem visita o Santuário de Nossa Senhora de Fátima no Rio às vezes não sabe a dimensão do trabalho evangelizador que está por trás daquela linda construção. Não falo apenas do trabalho de manutenção e gestão do espaço, mas especialmente da espiritualidade que move os fundadores, servitas e voluntários da Associação Tarde com Maria.

Este grupo segue o carisma da Associação, que é “conhecer, viver e difundir a Mensagem de Fátima, para levar cada pessoa a Cristo, por intercessão de Nossa Senhora”. Todos os dias, da hora em que acordamos até o momento de irmos dormir, em cada uma das nossas atividades, somos guiados pelo desejo de fazer mais e mais pessoas conhecerem a mensagem e mudarem suas vidas através do seguimento dos pedidos da Virgem Santíssima.

Para levar adiante este projeto, nos fortalecemos em alguns pilares, que norteiam o carisma da Tarde com Maria: a participação na Santa Missa, a adoração ao Santíssimo Sacramento, a confissão, a oração do Terço, a devoção aos Santos Anjos, a oração pelo Papa, a oração pelas almas do purgatório, o sacrifício pela conversão dos pecadores e a formação e aprofundamento na espiritualidade mariana.

Para servitas e voluntários, essas ações não são facultativas. São obrigatórias. Você deve estar se perguntando o porquê. Porque quem assume um compromisso com Nossa Senhora e se dispõe a divulgar a mensagem de Fátima precisa, antes de tudo, exercê-la. Do contrário, praticaríamos o “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”! Não posso pedir às pessoas que rezem o terço todos os dias, se sacrifiquem pelos pecadores e façam os cinco primeiros sábados se eu próprio não o fizer!

E para cumprir bem tudo o que a Mãe do Céu nos pediu na Cova da Iria, é necessário estudar e conhecer bem cada aspecto da mensagem, cada fato relacionado às aparições, cada acontecimento histórico ligado a Fátima. Assim, podemos viver plenamente essa espiritualidade que nos foi ensinada por Nossa Senhora. O conhecimento leva à oração, que enche nossas vidas de graças todos os dias!