Rezando pelo Papa

Um dos pilares do carisma da Associação Tarde com Maria é a oração pelo Santo Padre – não apenas o papa Francisco, mas todos os seus antecessores e sucessores. O papa é o sucessor de Pedro, aquele a quem Deus concedeu a responsabilidade de cuidar de seu povo: “eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la” (Mt 16,18).

Ao fazer isso, Cristo transformou o pontífice em seu primeiro servo, responsável por garantir a continuidade da nossa fé no milagre do Salvador ressuscitado. “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,19), Ele disse. O papa é, portanto, o grande defensor dos princípios cristãos, o guardião dos dogmas da nossa fé. Ao sumo pontífice cabe manter a Igreja sempre unida.

Nesta caminhada, o Santo Padre precisa de muitas orações – para que tenha discernimento, firmeza, clareza e confiança nos desígnios de Deus. Para que em sua tão nobre e grandiosa missão, não se sinta só nem fraqueje. Para que tenha alegria e serenidade para inspirar os fiéis diariamente, nos conduzindo ao Reino dos Céus, mas, simultaneamente, nos ensinando a construir a santidade também aqui na terra.

Devemos colocar o papa Francisco em nossas preces todos os dias. Devemos rezar e pedir por ele com muito carinho, para que ele siga nos orientando no caminho da fraternidade, da caridade e do serviço, para que o Santo Papa guie o nosso barco, para que possamos navegar tranquilos mesmo em meio às tempestades:

Ó Deus, que escolhestes o vosso servo Francisco sucessor do apóstolo Pedro como pastor de todo o rebanho, atendei as súplicas do vosso povo. Concedei ao que faz as vezes do Cristo na terra continuar na fé seus irmãos para que toda a Igreja se mantenha em comunhão com ele no vínculo da unidade, do amor e da paz até que, em vós, pastor das almas, cheguemos todos à verdade e à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai cheio de bondade para o vosso servo, o Papa Francisco, a quem quisestes colocar à frente da vossa Igreja como pastor. Concedei-lhe, Vos pedimos, a graça de fazer, por suas palavras e por seu exemplo, com que progridam na virtude aqueles de quem é chefe, e chegue, com o rebanho que lhe foi confiado, à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.