Santa Ana e São Joaquim, padroeiros dos avós

O dia 26 de julho foi escolhida para comemorar o Dia dos Avós não por acaso. É nesta data que a Igreja celebra a memória de Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria e avós de Jesus. Este casal judeu foi um exemplo primordial de fé e união familiar, que nos inspira até hoje.

Tanto Ana quanto Joaquim eram pessoas muito devotas e, apesar de ainda não terem filhos em idade um pouco avançada, confiavam que Deus lhes concederia esta graça. Eles foram especialmente escolhidos para serem os pais da Mãe de Cristo, pois o Senhor conhecia a fundo a sua fé e a sua disposição em criarem Maria segundo as Leis de Deus. Sem saber, eles cumpriram de forma edificante a tarefa de prepará-la para Sua grande missão, alimentando Seu amor pelo Criador e educando-A no caminho da obediência e da confiança no Senhor.

É inegável a importância dos avós na vida das famílias, servindo como alicerce da união e da fé. Em 2009, o papa emérito Bento XVI, ressaltou que eles “são os depositários e muitas vezes as testemunhas dos valores fundamentais da vida”. O papa Francisco, em visita ao Brasil em 2013, destacou: “Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família”.

Embora Santa Ana e São Joaquim sejam celebrados pelos católicos há séculos, eles ganharam oficialmente o título de padroeiros dos avós em 1913, quando a Igreja reconheceu a data como Dia dos Avós.

Que nesta data possamos reconhecer todo o esforço nos nossos anciãos, oferecendo a eles nosso carinho e gratidão. Em homenagem àqueles que não estão mais conosco, rezemos esta bela oração:

Ó Santa Ana e São Joaquim, que fostes escolhidos por Deus para serem os avós do Meu Senhor, eu vos rogo que intercedeis ao Nosso Senhor Jesus Cristo por meus avós já falecidos (fale os nomes dos avós falecidos), para que eles alcancem a Graça eterna e a felicidade de estar no Reino de Deus, na presença do Cristo Ressuscitado. Amém!

Santa Ana e São Joaquim, rogai por nós!