O que fazer com os sonhos perdidos?

A vida é uma caminhada de altos e baixos. Tem dias em que a gente ganha, outros em que a gente perde. Nessa montanha-russa, muitas vezes são os sonhos que nos fazem seguir adiante. Eles nos motivam a seguir em frente, apesar dos pesares. É uma espécie de esperança a vapor, que nos impulsiona, como um motor a propulsão.

Mas eis que nem tudo sai como o planejado. A gente dá com a cara na parede, leva uma rasteira, toma um tombo daqueles. Apesar de todo o esforço, de todo o empenho, do zelo, do tempo, do planejamento… a gente acaba dando com os burros n’água. Haja frustração!

Nesse momento de profunda desilusão, o que fazer? Acredito que a primeira coisa vai ser derramar alguns litros de lágrimas. Normal, afinal, somos humanos. Quem nunca passou por isso, não é? Mas, depois dessa catarse justa, é preciso se recompor. Se os sonhos não deram certo, há alguns motivos para isso:
a) a gente não fez tudo exatamente como deveria fazer;
b) esse não era o plano de Deus para nós.

Por isso, que tal fazer uma reflexão bem profunda sobre o que aconteceu (e o que não aconteceu também!). Perceba com calma e de cabeça fria se você pode ter feito algo que contribuiu para que o projeto não prosperasse. Veja se faltou algum detalhe importante ou se você errou na mão, se faltou energia ou dedicação. Caso encontre o problema, ótimo. O sonho perdido virou aprendizado! Se de tudo você não conseguir enxergar onde estava o erro, não se desespere.

Respire fundo e faça uma oração. Abra seu coração com Deus, entregue-se a ele sem reservas. Mostre toda a sua tristeza, mas também deixe que Ele mostre a você a verdade. Às vezes, desejamos muito alguma coisa, mas aquilo não é o que o Pai reservou para nós. O Senhor tem os Seus motivos – que são sempre os melhores! -, só precisamos de discernimento e serenidade para entender. Peça a Ele equilíbrio e ponderação para ver o que realmente precisa ser visto.

E não se peocupe, muitos outros sonhos virão! A vida é um longo caminho a ser percorrido e há muita esperança nesse caminhar. E confie em Deus pois Ele sempre sabe o que é melhor pra gente.