3 curiosidades sobre a água benta

A água benta é um dos sacramentais mais conhecidos da Igreja Católica. Ela tem a função de nos afastar das tentações do demônio e nos livrar dos pecados veniais. Hoje, trouxemos três curiosidades sobre a água benta vque talvez você ainda não saiba!

1. Sua origem remonta aos tempos de Jesus
O próprio Jesus se apresentou como Água Viva e instituiu para nós o batismo, sacramento no qual é usada a água benta. Mas a “fórmula” para abençoar a água só foi oficializada no século II, quando o papa São Alexandre I determinou que à água deveria ser adicionado sal previamente abençoado, enquanto são recitadas orações específicas para este fim.

2. A simbologia da água e do sal
A água benta, além de remeter ao batismo, simboliza o suor de Nosso Senhor Jesus Cristo no horto e o preciosíssimo sangue que molhou seu rosto, na agonia. Também faz referência à água que saiu de seu peito na cruz, ao ter o lado cortado por um soldado. Já o sal é símbolo de sabedoria e penitência.

3. A água benta é “inspirada” nunca tradição judaica
O hábito católico de utilizar a água benta sucedeu uma prática judaica segundo a qual os judeus deveriam lavar-se antes da oração, a fim de se purificarem. Para produzir essa água, os judeus usavam cinzas, que foram substituídas, pelos católicos, pelo sal.