Monte das Oliveiras e Horto do Getsêmani são a mesma coisa?

Em novembro, a Associação Tarde com Maria fará uma peregrinação especial à Terra Santa e entre os locais que serão visitados estão o Monte das Oliveiras e o Horto do Gêtsemani. Muita gente fica na dúvida se são nomes diferentes para o mesmo local ou se, de fato, são dois lugares diferentes. A dúvida se dá porque, nos Evangelhos, há menções aos mesmos episódios, usando nomes diversos.

São Mateus narra que, depois da Última Ceia, foram para o Monte das Oliveiras (Mt 26,30). Já o Evangelho de São Marcos diz que eles foram para “o lugar chamado Getsêmani” (Mc 14,32).

O Monte das Oliveiras fica a leste de Jerusalém, fora das muralhas, e é parte de uma cadeia de montanhas que separa a cidade do deserto da Judeia. Já o Horto do Getsêmani (ao qual muitos também chamam de Jardim do Getsêmani), é uma área que fica na base do Monte das Oliveiras. Foi batizado com este nome pois a palavra Getsêmani significa “prensa de azeite”. Das azeitonas colhidas nas oliveiras dali se extraía este tipo de óleo.

Desta forma, entendemos que, depois da Última Ceia, Jesus esteve nesses dois lugares sim, afinal o Horto fica no sopé do Monte. E você terá a chance de conhecer ambos junto a Tarde com Maria!

De 04 a 15 de novembro, serão visitados diversos pontos relacionados à vida, à morte e à ressurreição de Cristo. A peregrinação acontecerá de 04 a 15 de novembro, em parceria com a Demarré Turismo, com direção espiritual do bispo Dom Roque e acompanhamento de guias especializados. Se você quer mais informações, acesse o site www.demare.com.br