5 dicas para resistir ao pecado da gula

A gula é um dos sete pecados capitais, aqueles que nos conduzem a outros pecados. Ela se configura não pela presença do prazer em comer apenas, mas pela ingestão de excessiva de alimentos, além das necessidades do corpo. Cometemos o pecado da gula quando o prazer em comer se torna um fim em si mesmo, nos levando a exageros, não um meio para uma alimentação saudável.

Para ajudar você a evitar este pecado, selecionamos cinco dicas para resistir a tentação da gula!

1. Procure apoio de profissionais de saúde
Caso você perceba que come além do necessário, é importante buscar acompanhamento de um médico ou nutricionista. Eles poderão avaliar eventuais disfunções no seu organismo e orientar uma dieta adequada, preservando seu bem-estar.

2. Consolide bons hábitos
Em geral, a gula vem acompanha de outros maus hábitos, como alimentar-se em horários irregulares e ter uma vida sedentária. Para afastar-se da tentação, é importante praticar bons hábitos. Se você pratica exercícios físicos regularmente, por exemplo, vai pensar duas vezes antes de atacar aquele bombonzinho no meio da tarde. A ingestão de água e chá em intervalos regulares também pode diminuir a fome e, consequentemente, a chance de você comer o que não precisa.

3. Mantenha-se ocupado
Quando pintar aquela vontade de beliscar algo, mesmo sem estar com fome, tente distrair-se. Uma forma de resistir à tentação é manter a cabeça e o corpo ocupados. Concentre-se no trabalho ou, se estiver de folga, invista em uma atividade que te dê prazer, como passear, dançar ou brincar com os filhos.

4. Pratique o jejum
O jejum tem o objetivo de nos fortalecer contra as tentações da carne e do espírito e nos lembrar que somos escravos do prazer. Através da privação, parcial ou total, de alimentos e bebidas nos libertamos desta escravidão, assumindo o controle do nosso próprio corpo e abrindo a alma para a satisfação plena que só Deus pode nos proporcionar.

5. Reze
Através da oração, peça misericórdia a Deus, para que ele o fortaleça nos bons hábitos, aperfeiçoando suas virtudes e livrando você das tentações da gula. Peça a intercessão da Santa Jacinta Marto, que fazia sacrifícios pelos pecadores que comem demais. Inspire-se na perseverança e resiliência de Jesus Cristo em seu calvário e receba o apoio e a força do Espírito Santo nesta jornada!