Os pastorinhos e “Jesus Escondido”

Num comportamento típico de crianças, os três pastorinhos tinham também os seus códigos internos – palavras e termos que usavam entre eles para se referir a algumas coisas. Talvez a mais carinhosa e interessante seja “Jesus Escondido”, que era como eles se referiam à hóstia consagrada.

Lúcia, Francisco e Jacinta começaram a usar esta expressão depois da festa de Corpus Christi. Naquela época, os fiéis já costumavam jogar pétalas de rosas no chão para que o sacerdote que carregava o ostensório caminhasse sobre elas. Como a irmã de Lúcia trabalhava na organização da festa, ela conseguiu autorização para que Jacinta fosse também jogar as pétalas.

Chegado o dia, as meninas se posicionaram para cumprir a tarefa, mas Jacinta não se mexeu e não jogou uma pétala sequer, apesar de Lúcia fazer insistentemente sinais para que a prima as lançasse. Ao final da celebração, Lúcia perguntou a Jacinta porque a prima não havia feito que tinham combinado e ela respondeu que não havia visto Jesus! Lúcia então lhe explicou que Ele estava “escondido” na hóstia consagrada. Assim, daquele dia em diante, o termo “Jesus Escondido” passou a ser usado quando os três iam à igreja rezar diante do sacrário.

Foi a esse Jesus, cujo corpo estava materializado na hóstia, que as três crianças recorreram inúmeras vezes, inclusive pedindo graças a muitas pessoas. Certa vez, Teresa, irmã de Lúcia, foi pedir a eles pelo filho de uma amiga, que havia sido preso injustamente. Enquanto as meninas estavam na escola, Francisco deteve-se junto ao sacrário, pedindo a “Jesus Escondido” que o rapaz pudesse comprovar sua inocência. Pouco tempo depois, o próprio ex-detento foi, com sua família, encontrar os pastorinhos para agradecer a Nossa Senhora.

Essa é uma das histórias que eu e Kenya contamos no livro Fátima, lançado em parceria com a Globo Livros. Se você ainda não tem o seu exemplar, pode comprar um em livrarias de todo o país e também pela internet. A obra está disponível em versão física e e-book. Não perca essa chance de conhecer mais e compartilhar a mensagem de Nossa Senhora de Fátima!