Você sabe o significado da procissão de velas nas vésperas das aparições?

É costume nos dias 12 de maio a outubro, vésperas das aparições de Nossa Senhora em Fátima, realizarmos a procissão de velas. Aqui no Santuário de Fátima seguimos essa tradição. Mas você sabe qual o motivo disto e sua simbologia?

A utilização de velas é um costume muito antigo na Igreja. Desde seus primórdios, é feita como uma forma de honrar e louvar a Deus. A vela carrega consigo a luz do fogo, que clareia, afugenta as trevas. Por isso, ela simboliza nossa fé no Senhor, que ilumina nossa vida e nos faz ver uma nova realidade, unida ao Pai. A vela acesa significa a presença divina em nós.

As velas também nos lembram da importância da vigilância, de estarmos sempre atentos para não cairmos em pecado, a fim de viver como o Senhor nos ensinou, participando, de maneira santa, da criação do Reino de Deus.

Nas vésperas das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, a procissão de velas é, assim como a oração do terço e a adoração do Santíssimo, uma maneira de nos prepararmos espiritualmente para as atividades relacionadas às visões. Utilizamos a simbologia das velas para meditarmos sobre o mistério e sobre a mensagem deixada por Maria em Fátima, a fim de vivermos mais profundamente este momento.

Hoje, teremos procissão luminosa aqui no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Rio de Janeiro, às 18h. Venha participar conosco!