Pentecostes: o Espírito Santo nos envia em missão

Hoje, dia de Pentecostes, celebramos a data em que nossa Igreja começou sua missão! Reunidos no Cenáculo, Maria e os apóstolos receberam o Espírito Santo e, com ele, o dom das línguas, e saíram dali para pregar o Evangelho e espalhar a fé em Cristo por toda a terra.

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reu­nidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2, 1-4)

O Pentecostes foi o ápice da Páscoa de Cristo, um sopro de ânimo naquele grupo, que sentiu ardentemente o desejo de dividir e compartilhar tudo aquilo que tinha aprendido com o Mestre. A eles foi dado o Espírito Santo, para que, fortalecidos, cumprissem a missão que Cristo lhes confiou!

Todos os anos, somos chamados a refletir sobre nosso papel nesta mesma missão. Este dia santo é uma grande oportunidade para renovarmos nossos compromisso com a fé cristã e a evangelização, de fazer do credo um instrumento de comunhão e união. O Espírito Santo está conosco todos os dias, renovando nosso coração para que sejamos testemunhos da memória de Cristo.