“A gente nunca volta igual da Terra Santa”, conta Kenya Camerotte Soares

De 04 a 15 de novembro, a Associação Tarde com Maria promove, em parceria com a Demarré Turismo, uma peregrinação especial à Terra Santa. Com direção espiritual do bispo Dom Roque e acompanhamento de guias especializados, os peregrinos vão visitar diversos pontos relacionados à vida, à morte e à ressurreição de Cristo. Conversamos um pouco com Kenya Camerotte Soares, cofundadora da Tarde com Maria e que, ao lado de Berthaldo Soares, está coordenando este projeto.

1. Como será a peregrinação?

Serão doze dias percorrendo os principais locais ligados à vida de Jesus, desde o momento da Anunciação até sua ressurreição. Vamos percorrer o lugar onde Maria recebeu a visita do anjo, o vilarejo onde Ela visitou a prima Isabel, o local de nascimento do menino Jesus e o lugar onde Ele foi batizado por São João Batista. Vamos passar pelo Monte das Bem-Aventuranças, em Cafarnaum, onde Cristo passou boa parte da sua vida pública e fez muitos ensinamentos. Vamos conhecer o Mar Morto e o Mar da Galileia, onde Jesus caminhou sobre as águas. Também iremos ao Monte Tabor, onde Jesus se transfigurou. Visitaremos o Monte das Oliveiras e o Horto do Getsemani, onde Cristo suou sangue. Também veremos os lugares onde Jesus fez a Santa Ceia com os apóstolos,onde Pedro o negou três vezes e onde Cristo sofreu a flagelação. Iremos ainda no local onde Ele foi crucificado e onde foi sepultado. Faremos uma Via Sacra com o raiar do sol, terminando no Santo Sepulcro, onde participaremos de uma missa logo nas primeiras horas do dia, enquanto o local ainda está fechado para visitação. Isso vai ser uma oportunidade única! Pouquíssimas pessoas têm a possibilidade de passar por essa experiência tão exclusiva. Às margens do Rio Jordão, vamos fazer a renovação das promessas do batismo de todos os peregrinos.

O bacana é que, nessa viagem, teremos a direção espiritual de Dom Roque, bispo-auxiliar aqui do Rio de Janeiro, que nos trará uma orientação especial. Foi tudo pensado para proporcionar uma vivência espiritual profunda. Escolhemos a Demarré, que é uma agência de turismo especializada em fazer peregrinações católicas e que pertence a uma família verdadeiramente católica. Eles contam com guias que entendem do que estão falando e vivenciam a fé católica. Assim, não será meramente uma excursão, em que você simplesmente visita o local. É para ser algo profundo. Em cada local, vamos ler as passagens bíblicas do que aconteceu ali e vamos rezar. E como não é simplesmente uma viagem de turismo, como não visa lucro, a agência está oferecendo os menores preços que podia.

É claro que, além da parte religiosa, que será bem intensa, também teremos momentos para relaxar e aproveitar a cultura e a culinária da região. Teremos momentos de confraternização, vamos estar em contato com a população local, poderemos vivenciar a convivência entre católicos, judeus e muçulmanos, que é uma coisa muito interessante.

2. Você já fez peregrinações semelhantes a esta anteriormente?
É a segunda vez que eu vou à Terra Santa. Isso me transformou. Foi uma experiência muito profunda. Quando voltei, eu disse: “se eu pudesse, iria todo ano”. A primeira vez fui com a Demarré e disse que gostaria de voltar com essa empresa, pela seriedade e dedicação que pude vivenciar.

3. Qual a importância de uma peregrinação como esta para os católicos?
É algo muito rico, porque você consegue passar por todos aqueles locais por onde Jesus nasceu, viveu, padeceu, morreu, ressuscitou… É algo tão forte espiritualmente que a gente não consegue voltar igual ao que a gente foi. Para um católico, é fundamental vivenciar isso, porque a gente volta realmente diferente. É uma experiência que toca os nossos corações. Tem algo de muito especial ali, no local onde Jesus nasceu e verteu o Seu sangue.

Se você tem interesse em acompanhar esta peregrinação, cujo roteiro foi preparado com carinho especial pela equipe da Tarde com Maria em conjunto com a Demarré Tours, é possível ver todos os detalhes desta viagem em http://www.demarre.com.br/roteiro/peregrinacao-oficial-da-tarde-com-maria-a-terra-santa-17.