Sábado Santo: estamos em Vigília aguardando a Ressurreição de Cristo

Depois da morte de Jesus Cristo, com o Seu corpo no Sepulcro, os discípulos choram a Sua morte, assolados pela tristeza. Assim como eles, nós passamos o sábado em oração respeitosa pela Sua imolação, mas esperançosos, porque está próxima a Sua Ressurreição! Ao final do sábado, após o cair da noite, celebramos um dos momentos mais intensos da Semana Santa: a Vigília Pascal.

Com as luzes dos templos apagadas, os fiéis se reúnem na escuridão para aguardar a volta do Redentor. Esta celebração, longa mas muito rica em sua simbologia e intensa no seu significado, é composta por quatro partes.

Liturgia da Luz
A solenidade começa com a Benção do Fogo Novo. O Círio Pascal – a grande vela que traz as letras gregas Alfa e Ômega, representando Jesus como Princípio e Fim – é aceso no fogo novo. O círio, o mesmo que será usado durante todo o ano em batismos, crismas e funerais, é carregado pelo sacerdote, que percorre a igreja para que os fiéis acendam suas pequenas velas: uma bela representação de como a luz de Cristo vai se espalhando entre nós. Ao final, entoa-se o milenar Exultet, canto que anuncia a Ressurreição do Senhor e jubilosamente ressalta a vitória de Cristo sobre a morte.

Liturgia da Palavra
Em seguida, as velas são apagadas e são feitas sete leituras sobre a história da Salvação, desde a criação do mundo até a Ressurreição de Jesus. Os sinos tocam como expressão da alegria pela vitória de Cristo. Pela primeira vez desde o início da Quaresma, entoam-se, na celebração da Vigília Pascal, o Glória e o Aleluia!

Liturgia Batismal
Neste momento, o sacerdote abençoa a água da pia batismal, a mesma que será usada no primeiro dos sacramentos, aquele que apaga o pecado original e faz de nós cristãos. É neste momento que, em algumas igrejas, são realizados batizados. Em seguida, todos na assembleia renovam seus votos batismais e é aspergida água benta.

Liturgia Eucarística
Seguem-se, então, com os ritos da Eucaristia – o nosso encontro com o ressuscitado! Assim, tomamos parte no triunfo de Cristo sobre o mal!

A Vigília Pascal aqui na Capela das Aparições começará às 20h. Esperamos vocês!