Você sabe o que é o Sinal da Cruz?

A Cruz é o símbolo maior do cristianismo e nos lembra a Salvação que nos foi dada por Jesus. Prática comum desde os primórdios da Igreja, o sinal da cruz é feito nos rituais litúrgicos, mas habitualmente também antes das orações, no início do dia e ao começar muitos afazeres cotidianos. Mas você sabe o seu significado e os momentos em que devemos fazê-lo?

Ao fazermos sobre o corpo o sinal da cruz, invocamos a graça e a proteção divinas, nos colocando sob os cuidados do Senhor. Estamos também afirmando três verdades da fé católica: Deus, que é Uno e Trino; a Encarnação de Jesus e a Sua Morte na Cruz. Segundo o Catecismo da Igreja, o “sinal da cruz nos fortifica nas tentações e nas dificuldades” (Catecismo, n. 2157).

Nos ritos litúrgicos e sacramentais, há momentos certos e regras para a sua realização, como antes da leitura do Evangelho, quando devemos fazer pequenas cruzes na cabeça, nos lábios e na altura do coração ou o sinal da cruz no início e no fim da Missa. Nos demais momentos, não há uma obrigação ou normas a serem seguidas. No entanto, o fazemos por devoção e por respeito. Separamos para você sete momentos em que é recomendável fazer o sinal da cruz:

Ao acordar e ao dormir
São ótimas oportunidades de oferecer o coração a Deus. No início da jornada, você pode pedir abrigo e orientação. E, ao final do dia, agradecer a vida e as graças alcançadas.

Ao sair e ao chegar em casa
Quando deixamos a segurança do lar, devemos pedir proteção contra todos os perigos que nos espreitam e pedir que o Senhor nos guie. Ao voltar, precisamos agradecer por Ele ter nos livrado de tantos riscos e ameaças.

Antes e depois das refeições
É uma forma de pedir a benção ao alimento e agradecer pelo pão de cada dia, que nos torna mais fortes para seguirmos adiante na construção do Reino do Pai.

Ao passar por uma igreja
É um sinal de respeito a Cristo, que está presente no Sacrário.

Ao passar por um cemitério
Pode-se pedir a salvação das almas que estão no purgatório.

Ao passar por um acidente
Peça pela saúde dos feridos ou, se houver vítimas fatais, que Deus as acolha e as leve para o Céu.

Ao ser tentado
Ao percebermos a tentação, podemos fazer o sinal da cruz para nos sentirmos mais próximos de Deus, mais fortes e mais protegidos para resistir ao Mal.