Baixando atualizações no sistema

Assim como fazem as máquinas, nossas almas também promovem “atualizações”. Para rodar um sistema operacional mais eficaz e dinâmico, vamos promovendo mudanças na nossa forma de pensar e agir e ratificando certas crenças, comportamentos e valores. No entanto, nem todas as nossas “atualizações” são positivas. Nem sempre mantemos em nossas vidas coisas que nos fazem bem.

Vamos pegar o exemplo de um casal que teve uma briga séria ainda no início do casamento. Eles se reconciliaram, fizeram as pazes e seguiram em frente. Mas hoje, quase vinte anos depois, ainda há uma ponta de mágoa que ressurge a cada novo desentendimento. Sabe por quê? Por que os dois, ao “fazer o download” ao longo de todo esse tempo, só atualizaram o rancor. Não houve perdão verdadeiro. Não foram feitas as melhorias necessárias nesse sistema!

Certa vez conheci uma moça que só andava de roupas pretas. Ela guardava luto pela irmã que tinha falecido, uma pessoa a quem ela queria muito bem, que lhe serviu de exemplo e por quem tinha grande admiração. Todos os dias, ela chorava a morte da irmã. Mas a irmã tinha falecido há mais de cinco anos e, por todo esse tempo, ela seguiu vivendo uma tristeza enorme. A dor de perder alguém que se ama é legítima, dura e realmente muito, muito intensa. Só quem passou por isso sabe. Mas não se pode viver de luto para sempre. Não se pode “atualizar” o pranto indefinidamente. É preciso pedir a Deus a graça de superar e seguir adiante. A lembrança dos bons momentos e o carinho pelo ente querido devem ser “atualizadas” sempre, mas o sofrimento deve cessar para que possamos continuar sendo ferramentas do Pai neste mundo.

Em nossas vidas, devemos evitar atualizar aquilo que não é bom, que não nos faz crescer ou que não nos faz felizes. Temos que atualizar o sorriso, o bom humor, a caridade, a solidariedade. Precisamos atualizar o perdão, a humildade, o amor pelo próximo, a gratidão, a esperança. Precisamos lembrar que Deus nos fez para o Céu e que nos quer no Reino d’Ele. Para isso, temos que aperfeiçoar nossos sistemas continuamente!