Quem só vê desgraça, não enxerga as graças de Deus

Todos nós fazemos inúmeras reclamações ao longo do dia – todos os dias! Reclamamos que o clima está quente ou frio demais, que o ônibus está muito cheio, que a fila do banco está muito longa, que a pessoa com quem estamos conversando é muito chata, que estamos sem dinheiro, que as férias não chegam nuuuunca… O excesso de reclamação, além de ser bem entediante, tem um grave efeito colateral: nos impede de ver as maravilhas da obra de Deus.

Aposto que, se você tentar contar quantas reclamações faz em um único dia, vai acabar perdendo a conta. Nos queixamos automaticamente, sem ao menos refletir sobre o objeto do protesto. Às vezes reclamamos para puxar papo com alguém, às vezes somente para dar continuidade a uma conversa:
– Ah, esse tempo está doido.
– É verdade, uma hora faz calor e na outra frio!

Tem gente que usa as reclamações para fazer críticas, tem gente que camufla a reclamação de ponto de vista, ou quem o faça para marcar posição. Há quem se queixe por hábito mesmo, só para não perder o costume.

Se a reclamação vier acompanhada de um movimento de mudança, não há problema. Eu me queixo que não gosto do meu trabalho, então busco outras oportunidades de emprego que me agradem mais. Eu reclamo que passei frio o dia todo, então no dia seguinte saio de casa de casaco. Ou me queixo que não vejo os amigos há muito tempo, aí telefono e marco um encontro com eles.

Mas, em boa parte dos casos, a reclamação não nos leva a nada construtivo e ainda “embaça” a nossa visão. Enquanto gastamos tempo nos queixando, perdemos a oportunidade de apreciar as coisas maravilhosas que nos acontecem na mesma proporção (ou talvez até em quantidade ainda maior): uma brisa fresca no meio do verão, o canto de um pássaro, o abraço de alguém querido, uma lembrança alegre ao ver uma foto antiga, um texto inspirador, uma bela música, o convite para um passeio, um elogio do chefe, um “obrigado” sincero, um carinho da esposa ou do marido quando chega em casa cansado, um banho relaxante, uma comida saborosa…

Da próxima vez em que você se pegar reclamando de alguma coisa, tente agradecer por outra. Agradeça a Deus por cada pequeno milagre que acontece na sua vida. Você vai ver que há muito mais graças do que desgraças no seu caminho!