Em busca da paz interior

Neste mundo de tantos conflitos, pressa e estresse, tudo o que queremos é um pouco de paz. Todos buscamos, em maior ou menor intensidade, esse sentimento de serenidade que conquistamos quando a mente está tranquila e o coração em harmonia. Apesar de parecer um sonho distante, a paz interior está ao nosso alcance! Separamos dez orientações para você seguir em busca do equilíbrio

1. Concentre-se no presente

Todos nós temos a tendência a nos preocuparmos com o futuro, a antecipar os problemas, a pensar nas tarefas que temos para fazer depois. Em vez disso, devemos nos concentrar no momento presente: no que estamos fazendo aqui e agora somente. O depois virá depois e você cuidará disso quando chegar a hora. Não esqueça que Deus está no comando e ajudará você a dar conta de quaisquer problemas que apareçam futuramente.

2. Não se preocupe com o que os outros acham de você. Aceite-se.

Todos nós temos defeitos e qualidades. Fomos feitos assim por Deus, que nos ama do jeito que somos. Precisamos aceitar nossas limitações, mas também apreciar nossos dons! Ninguém é perfeito, mas podemos ser maravilhosos mesmo assim.

3. Perdoe os outros e perdoe-se.

Não adianta ficar se culpando pelos erros cometidos. Aprenda com eles e siga em frente. Caso a sua falha tenha prejudicado alguém, tente reparar o dano causado e desculpe-se sinceramente. Se alguém errou com você, evite ficar remoendo mágoas. Elas destroem os relacionamentos e nos matam aos poucos. Siga o exemplo de Jesus, que perdoou inúmeras vezes todos aqueles que o decepcionaram e feriram. O perdão sincero purifica o coração e apazigua a alma.

4. Aceite que você não tem o controle de tudo.

Faça bem feito tudo o que você puder fazer, mas aceite que nem tudo está nas suas mãos. Ficar lutando contra o incontrolável só faz você sofrer e se cansar. Coloque nas mãos de Deus tudo aquilo que não está ao seu alcance e confie. Ele cuidará do resto da melhor maneira.

5. Não fuja do sofrimento, mas não se faça de vítima

A vida não é um eterno mar de rosas e você certamente vai passar por momentos de sofrimento, dor, perda, decepção e injustiça. Mas não se deixe tomar pelo sentimento de autopiedade. Peça forças ao Senhor e acolha as adversidades como oportunidade de crescimento espiritual.

6. Seja otimista

Em vez de olhar sempre os problemas, busque as soluções! Na vida, tudo tem um lado negativo e um positivo e, quanto mais você se concentrar nos aspectos bons, mais alegria você vai experimentar.

7. Dê sem esperar receber em troca

O hábito de ajudar os outros é uma das melhores maneiras de alcançar a paz interior. Seja através de gestos simples, como um sorriso a um desconhecido ou um bom dia caloroso aos colegas de trabalho, ou de atos mais complexos, como o auxílio aos necessitados, a doação nos motiva, nos compraz, nos realiza. Servir a Deus e aos irmãos, sem esperar recompensas , é, por si só, um grande prêmio.

8. Faça silêncio

O mundo é repleto de barulho: músicas, conversas, brigas, poluição sonora… Muitas vezes ficamos perdidos no meio dessa balbúrdia. Por isso, é importante de vez em quando recolher-se em silêncio para para ouvir o seu coração. Dê atenção a seus medos, a seus desejos, a seus sonhos. Converse com Deus, faça sua oração. É no silêncio que conseguimos ouvir Sua voz com mais clareza e entender o que Ele espera de nós.

9. Agradeça

A gratidão é um poderoso remédio para a alma. Mesmo em meio a turbulência, todos nós somos brindados diariamente por Deus com infinitas graças: nossa saúde, nossa família, os amigos, um sorvete durante a semana, um jardim florido, um abraço apertado do filho, uma cama macia para dormir, a comida de cada dia, um presente fora de hora, um telefonema inesperado, uma bela mensagem lida pela internet, um lugar vazio no ônibus na hora do rush… Há tanto o que agradecer!

10. Permaneça em comunhão com Deus

Para todos os males, Deus é a cura. Portanto, nada melhor do que estar junto d’Ele sempre. Reze, contemple Suas graças, louve, cante. Lembre-se que o Senhor está sempre ao seu lado e você deve aproveitar essa companhia!