Tornando sonhos realidade

Alguns sonhos são tão improváveis que até parecem impossíveis. Mas, longe de serem pura fantasia, muitos são apenas pouco previsíveis, incomuns ou não convencionais. Quer dizer então que dá para realizar sonhos impossíveis? Na maioria das vezes, sim! Com foco, força de vontade e fé é possível tirar seu projeto do papel. Por isso, separamos três dicas para que você possa dar vida aos seus mais mirabolantes desejos!

1. Determine claramente qual é o seu sonho.

Não vale dizer que quer ganhar na Mega Sena! Seu sonho tem que ser palpável e bem delineado. Se você quer ganhar dinheiro, então defina qual o valor que você gostaria de ganhar (mas lembre-se: o que você vai fazer com esse dinheiro? Acumular bens materiais sem espalhar o bem não vale de nada!). Se você quer um emprego novo, especifique qual a função que você gostaria de exercer. Se você quer fazer um trabalho voluntário, determine que tipo de ação lhe agradaria fazer. Não se pode correr atrás do que você nem ao menos sabe o que é!

2. Defina os passos necessários para alcançar esse sonho.

Realizar um sonho é como construir uma casa: você tem que fazer o projeto, comprar os materiais, fazer as fundações, depois erguer as paredes, colocar o piso, o telhado e, por último, os acabamentos. Não dá para querer correr direto para o final.

Se você quer um emprego novo, então pense o que você precisa fazer para conseguir isso: algum curso de qualificação, aprender um novo idioma, preparar um novo currículo, procurar pessoas que possam te indicar para aquela vaga, etc.

Isso vale para qualquer sonho. Se quer ficar rico, pense quanto você pode economizar por mês e quais investimentos pode fazer. Se quer focar no voluntariado, enumere pessoas que você conheça que sejam voluntárias e conheça a experiência delas, liste instituições para as quais poderia se candidatar, cheque se há datas para inscrição, e assim por diante.

Feito isso, coloque prazos para suas metas: vou me matricular no curso intensivo de inglês até o final do mês e concluí-lo em um ano; vou preparar meu novo currículo até o final desta semana; no próximo mês, vou ativar meu networking e pedir que pessoas me indiquem para o trabalho dos meus sonhos. Os prazos nos obrigam a sair da inércia!

3. Cultive a sua fé

Quanto mais “impossível” for um sonho, mais difícil será concretizá-lo. Você provavelmente vai cair muitas vezes, vai pensar em desistir, vai achar que nada dará certo. Mas o próprio Jesus nos disse: “Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada será impossível para vocês” (Mt 17,20). Portanto, mantenha Deus em seu coração, reze, permaneça firme na oração. O Senhor vai lhe dar forças e lhe ajudará a tornar reais os seus sonhos!