Hoje é a festa do batismo do Senhor

A festa do batismo do Senhor, celebrada no domingo posterior à Epifania, é a última celebração do tempo litúrgico do Natal, encerrando o ciclo de festas da Manifestação do Senhor e dando início ao tempo litúrgico comum. Nesta data, relembramos o batismo de Jesus por São João Batista no rio Jordão, como era obrigatório à época.

“Naquele tempo, João Batista pregava, dizendo: ‘Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo’. Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer’.” (Mc 1,7-11)

Naquele momento, Jesus é apontado por Deus como um filho querido e ungido pelo Espírito Santo para iniciar sua missão de anunciar o Reino de Deus. É com a força do Espírito que ele se manterá fiel a Deus e se doará aos irmãos, até morrer na Cruz para nos salvar.

O batismo cristão foi instituído por Jesus como lei universal. Quando somos batizados, recebemos o Espírito Santo e, assim, passamos a participar da missão do filho de Deus. Este sacramento representa um renascimento: morremos para o pecado e somos trazidos novamente à vida pelo Espírito. Passamos a transbordar uma vida plena e verdadeira, com Cristo, por Cristo e em Cristo. Devemos, portanto, ser testemunhos do Reino de Deus e do Seu amor!

Vamos aproveitar a festa do Batismo do Senhor para a refletir sobre como praticamos o batismo no dia a dia e nos inspirarmos no exemplo de humildade e serviço de Cristo, para nos colocarmos também a serviço nesta bela missão de implantar o Reino dos Céus!