4 dicas de como lidar com as decepções

Embora muito dolorosas, as decepções são parte da vida. Acontecem ou porque as pessoas em quem confiamos fazem coisas erradas ou porque projetamos nelas uma imagem ideal que não condiz com o que verdadeiramente são. Mas o que devemos fazer para superar a frustração provocada pelas decepções?

1. Inspire-se no exemplo de Jesus

Jesus foi decepcionado muitas vezes, inclusive por pessoas que eram próximas e queridas, como foi o caso de Pedro que o negou três vezes. No entanto, mesmo triste, ele perdoou. Da mesma forma, devemos nós fazer: perdoar de coração e superar. Peça forças ao Senhor para aguentar e prosseguir.

2. Compreenda que cada ser é único

Às vezes, a nossa decepção decorre do fato de a pessoa com quem lidamos ter feito algo diferente do que esperávamos. Não que ela tenha feito alguma coisa errada. Pode ser apenas uma quebra de expectativa. Nesse caso, é preciso, antes de tudo, entender que cada pessoa é única, tem seus hábitos, suas ideias e pensamentos. Fomos feitos por Deus com características ímpares, cada qual com um perfil diferente.

Se pensarmos que, assim como é para nós, também pode ser para o outro muito difícil aceitar o nosso jeito, talvez fique um pouco mais fácil compreender os obstáculos que enfrentamos em nossos relacionamentos. Quem não entende e não aceita a maneira de ser do outro, acaba ficando sozinho.

3. Não alimente mágoas

A mágoa é um sentimento negativo que não apenas destrói as relações como também destrói a nossa saúde.

Melhor do que ficar guardando rancores, é ter uma boa conversa, explicar os motivos pelos quais se decepcionou e ouvir as razões do outro. Talvez assim você possa dirimir a sua decepção.

A prática do perdão, que nos foi ensinada por Jesus, é o melhor caminho para romper o ciclo de mágoas e decepções. O perdão sincero purifica nosso coração.

4. Procure apoio e reze

Para aliviar os sentimentos negativos, uma boa saída pode ser buscar ajuda de pessoas confiáveis: um amigo, um familiar, um religioso – o importante é que seja da sua confiança e esteja disposto a ouvir sem julgar.

Quando nos decepcionamos, precisamos perceber que ainda existem pessoas em quem podemos confiar e que nos querem bem. Isso nos ajuda a renovar as esperanças.

Além disso, uma boa conversa pode funcionar como uma catarse: você coloca para fora tudo o que está sentindo, eliminando a tensão contida. Ao ouvir as próprias palavras, você tem a oportunidade de reavaliar e redimensionar o que aconteceu.

A oração também é uma excelente forma de lidar com as decepções. Contemple o ocorrido, aproxime-se de Cristo, entregue a Deus seu sofrimento. Consagrar a sua dor certamente é um remédio bastante eficaz.

2019-01-09T10:36:36+00:00

Deixar Um Comentário