Como manter a alegria em todos os momentos?

A alegria é uma benção generosa de Deus, que nos faz enxergar a vida com lentes mais coloridas. Mas, nos altos e baixos do nosso dia a dia, às vezes é extremamente difícil manter-se alegre. 

Quando enfrentamos problemas no trabalho, quando brigamos com pessoas queridas, quando nos deparamos com a desigualdade, quando ficamos doentes, nestes e em muitos outros casos pode ser difícil permanecer com um sorriso no rosto. Mas, alguns hábitos e ações podem ajudar você a mudar isso!

A primeira – e talvez mais importante – ferramenta para manter a alegria é praticar a gratidão. Desde os primeiros minutos do dia até a hora de dormir, não perca a chance de agradecer a Deus pelas coisas maravilhosas da sua vida: sua saúde, seu lar, a convivência com a família, um telefonema de uma pessoa que você não vê há muito tempo, um cumprimento recebido de um estranho, um projeto concluído com sucesso no emprego, um bom livro. Temos tanto a agradecer! Com certeza essa experiência positiva vai fazer você dar um largo sorriso.

Aprecie os pequenos prazeres da vida. Preste atenção e valorize cada pequena coisa: a brisa batendo no rosto, um pôr do sol, uma música, a risada das crianças brincando, uma conversa agradável com um amigo. Perceba tudo que Deus criou de mais belo. Sinta, com calma e tranquilidade, esses momentos, para que eles criem marcas em sua memória.

Também vale procurar pontos positivos nas experiências negativas. Muitas vezes Deus permite que algo supostamente ruim nos aconteça para nos livrar de algo pior no futuro. Assim, mesmo as coisas ruins que nos acontecem têm seu lado bom, só que, às vezes a raiva ou a decepção nos impedem de perceber na hora. Reflita sobre o que aconteceu e busque retirar daquilo um aprendizado, que fará você amadurecer e crescer.

Por fim, espalhe alegria por aí. A alegria é um dom de Deus e compartilhada se multiplica! Não temos vontade de sorrir quando vemos alguém sorrindo? Isso acontece com todo mundo. Então, na próxima vez em que se sentir abatido, tende dar um sorriso. Afinal, essa alegria pode voltar para você!