Como surgiu e quais os significados da coroa do Advento?

A palavra advento tem origem latina e significa chegada. É o tempo em que nós, cristãos, nos preparamos para a chegada de Jesus. Você conhece a história e o significado da coroa do Advento, um dos símbolos mais fortes do período natalino?

Ela surgiu no século XIX na Alemanha. Há duas versões para seu surgimento. A primeira conta que, na região, fortemente castigada pelo frio, os colonos, para comemorar a chegada do Natal, tinham o hábito de acender fogueiras e se sentar ao redor delas. Sem poder fazer isso dentro de casa, substituíram a tradicional fogueira por coroas de ramos de abeto, um tipo de pinheiro comum na região nórdica, e as enfeitavam com flores e velas.

De acordo com a segunda versão, a coroa do Advento seria originária de uma tradição pagã europeia. No inverno, as pessoas acendiam velas, que representavam o fogo do deus sol, na expectativa de que a luz e o calor voltassem.

O fato é que, no início do século XX, os católicos já tinham adotado o costume de colocar a coroa em suas casas e também nas igrejas.

Cada elemento da coroa do Advento tem uma forte simbologia:

A guirlanda

O formato circular faz referência ao amor de Deus, que, assim como o círculo, não tem início nem fim.

O verde

Lembrando que a coroa surgiu em uma região extremamente fria, em que quase todas as árvores perdem suas folhas, o verde representa a esperança e a vida.

Fita vermelha

Normalmente, a coroa do Advento é entrelaçada por uma fita vermelha, símbolo do amor de Deus por nós – um amor forte e que nos envolve completamente.

Velas

São quatro velas, sendo três roxas e uma rosa, que devem ser acendidas uma a cada domingo do Advento. A vela rosa é acesa no terceiro domingo e tem essa cor para que todos fiquem alegres, na certeza da vinda do Salvador.
Elas nos fazem lembrar que Jesus é a Luz do mundo. No início do Advento, a coroa está apagada, fazendo referência à escuridão do pecado. À medida em que vai chegando o Natal e as velas vão se acendendo, a escuridão dá lugar à luz e ao amor.

2018-12-18T19:54:48+00:00

Deixar Um Comentário