Como viver o Advento?

O Natal, em que comemoramos o nascimento de Cristo, é uma das datas mais relevantes para nós católicos. Portanto, é fundamental nos prepararmos para este momento. Mas você sabe como fazer isso? A oração é sem dúvida a melhor forma de viver plenamente o advento, pois ela ilumina a nossa alma e nos inspira a sermos sal na Terra.

Uma das maneiras de guiar a meditação durante o advento é aprofundar-se nas leituras bíblicas dedicadas a este tempo, que nos convidam à conversão e a uma vida nova. Devemos sempre nos lembrar que este é um momento de espera, em que aguardamos a vinda do Salvador, portanto é um período repleto de esperança.

O exemplo de Maria também pode ser grande fonte de inspiração na preparação para o Natal, afinal, ela teve papel central no projeto de Deus para nós. Seu comportamento de humildade e fé deve permear nossas preces e encher nossos corações.

A montagem do presépio em família é outro caminho que pode inspirar a oração durante o advento. Segundo a Santa Sé, esta é uma oportunidade para que as pessoas “entrem em contato com o mistério do Natal”. A contemplação da cena do nascimento de Jesus é um convite ao aprofundamento da nossa espiritualidade.

A novena de Natal também pode ser um exercício valioso! Ela deverá ser rezada de 16 a 24 de dezembro e falaremos mais sobre ela daqui a alguns dias aqui no site.

E não esqueça: o advento é a espera pela chegada do menino Jesus, e não simplesmente um período para sair às compras dos presentes de Natal. A data tem se convertido em uma mera operação comercial, quando o ideal seria que as pessoas vivessem a simplicidade e a alegria pelo nascimento de Cristo. Vamos viver este momento com fé e solidariedade!