Feliz aniversário, Papa Francisco!

Hoje comemoramos os 84 anos de idade do Papa Francisco! Nascido na Argentina em 1936, filho de um casal de imigrantes italianos, Jorge Mario Bergoglio cresceu em um ambiente católico e sempre pautou sua vida por modos singelos e austeros. O primeiro papa oriundo do continente americano, o primeiro do hemisfério sul, o primeiro pontífice não europeu em mais de doze séculos e o primeiro pontífice originário da Companhia de Jesus.

Jorge Mario era o mais velho dos cinco filhos do casal Mario Giuseppe Bergoglio e Regina Maria Sívori. Foi batizado no dia de Natal de 1936 na Basílica Maria Auxiliadora e São Carlos, em Buenos Aires. Quando criança, estudou no Colégio Salesiano dos Santos Anjo. Posteriormente, cursou uma escola de educação técnica, onde se formou como técnico em química. Antes de optar pela vida religiosa, chegou a trabalhar em um laboratório.

Ainda jovem, sofreu uma doença pulmonar, que o levou a uma cirurgia e a retirada de parte do pulmão. Mas a enfermidade não o impediu de levar uma vida normal.

Em 1958, ingressou na Companhia de Jesus. Como noviço, concluiu seus estudos no Seminário Jesuíta de Santiago, no Chile. Entre 1967 e 1970, dedicou-se ao estudo da teologia. Bergoglio foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1969, pouco antes de completar 33 anos. Seguiu, então, para a Espanha, onde concluiu seus estudos em 1971, na Universidade de Alcalá de Henares. Em 22 de abril de 1973, fez sua profissão perpétua como jesuíta.

De volta à Argentina, foi mestre de noviços, professor de Teologia, consultor provincial da Companhia de Jesus, cargo que ocupou até 1979, e reitor do Colégio Máximo da Faculdade de San José.

Em 1992, foi nomeado Bispo Auxiliar de Buenos Aires pelo Papa João Paulo II. Tornou-se Arcebispo de Buenos Aires em 1998, após a morte do Cardeal Antonio Quarracino, a quem sucedeu. Foi criado cardeal por João Paulo II em 21 de fevereiro de 2001.

Fez parte da Comissão para a América Latina, da Congregação para o Clero, do Pontifício Conselho para a Família, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, do Conselho Ordinário da Secretaria Geral para o Sínodo dos Bispos, e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Foi presidente da Conferência Episcopal Argentina por dois períodos consecutivos, de 2005 até 2011, e integrou o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

Ao completar 75 anos, o cardeal Bergoglio apresentou sua renúncia, por limite de idade, ao Papa Bento XVI. Seu desejo era retirar-se em a uma casa para sacerdotes idosos e dedicar-se a uma vida de oração. No entanto, em 11 de fevereiro de 2013, Bento XVI renunciou ao governo da Igreja, sendo convocado um novo Conclave, no qual o cardeal Jorge Mário Bergoglio foi eleito seu sucessor.

Ao ser eleito, o novo pontífice escolheu o nome de Francisco, em uma referência a São Francisco de Assis e “sua simplicidade e dedicação aos pobres”. Em seu primeiro discurso, disse: “E agora iniciamos este caminho, Bispo e povo… este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade”.

Feliz Aniversário, Papa Francisco!