Dia de Santo Expedito

Hoje celebramos a memória de Santo Expedito, comandante da legião romana e mártir da Igreja do século IV. Ele chefiou um grupo de soldados na região da Armênia no período do imperador Diocleciano. Era sua responsabilidade guardar as fronteiras orientais do império romano contra o ataque de inimigos. Seu nome denotava uma característica marcante de sua personalidade: a presteza. Ele estava sempre pronto a agir, cumprindo seu dever.

Essa mesma presteza, verificou-se na ocasião de sua conversão. Conta-se que, quando Santo Expedito ia se converter, aproximou-se dele um corvo, que começou a gritar: “cras, cras, cras”, que, em latim, significa “amanhã, amanhã, amanhã”. Era o demônio, tentando convencer Expedito a abandonar sua fé. No entanto, o santo imediatamente esmagou o corvo, dizendo: “Hodie, hodie, hodie!”, que significa “hoje, hoje, hoje”. “Nós não vamos deixar nada para amanhã, a partir de hoje serei cristão”, acrescentou.

Apesar de sua fidelidade ao Império Romano, Expedito foi martirizado em 19 de Abril de 309, por não ter aberto mão de sua fé em Jesus Cristo diante do imperador.

Ficou conhecido como o santo das causas urgentes, mas também é protetor dos jovens, estudantes, militares, viajantes e enfermos.

Oração a Santo Expedito

“Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao nosso Senhor Jesus Cristo, socorre-me nesta hora de aflição e desespero. Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me, ajuda-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atenda ao meu pedido.

Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar, proteja a minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranquilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado. Amém”.