Como ser um líder cristão?

Nós somos chamados a ser cristãos em todas as áreas da nossa vida: na família, nos relacionamentos, na vida social e também profissional. Somos chamados a usar nossas vidas como exemplo dos ensinamentos de Jesus e isso inclui nossas tarefas no trabalho. Quando se é chefe, isso assume ainda maior importância, afinal a liderança traz, também, muita responsabilidade.

Quando digo que é preciso ser um líder cristão, não estou dizendo que é para sair por aí recitando o Evangelho ou enviar e-mails para a equipe com passagens bíblicas. É preciso evangelizar com ações, empregando em suas atividades do dia a dia as características que fez de Jesus um grande líder, aquele que nos apontou o caminho da Salvação. Faça de seus comportamentos e atitudes uma forma de apontar o caminho do bem.

Separei três características de Cristo que você pode empregar na sua função de liderança!

Capacidade de dialogar

O primeiro passo para o diálogo é saber ouvir atentamente, sem reservas nem preconceitos. Como Jesus, dê atenção integral ao outro, reflita sobre o que ele está dizendo, esteja aberto à conversa franca. Muitas boas ideias surgem do diálogo.

Respeito e acolhimento

Jesus recebeu todos, pobres, ricos, justos, pecadores, fariseus, saduceus, ascetas, homens, mulheres, crianças e velhos. A todos ele concedeu o mesmo respeito. Independentemente de suas crenças e de sua posição social, todos mereciam ser acolhidos com gentileza. O respeito deve ser uma constante na vida de qualquer cristão, mas sobretudo na de verdadeiros líderes.

Humildade

A humildade  é uma grande virtude, cujo maior exemplo é o próprio Jesus Cristo. Aquele que é humilde assume-se menor do que os outros, não hesita em servir os irmãos, aprende com os exemplos das pessoas próximas, assume seus próprios erros e, principalmente, sabe que toda vida depende de Deus.