Como ouvir a voz de Deus?

Você acorda cedo, pega o ônibus lotado, mas é recebido com um enorme sorriso pela trocadora. Cruza com um ambulante que parece entristecido, chega ao trabalho e encontra com um colega que está enfrentando problemas no casamento. Mais tarde, recebe um telefonema de um amigo que não vê há muito tempo e que lhe conta que vai ter um bebê. Na volta para casa, uma chuva fina faz aparecer um lindo arco-íris. Ao chegar, você se depara com o filho febril ao mesmo tempo em que recebe uma proposta de emprego pela qual ansiava há muito tempo. Em todos esses momentos, Deus está falando a você.

Em cada uma das situações que vivemos em nosso dia a dia, há uma mensagem do Pai. Nos bons e nos maus momentos, nos acontecimentos épicos ou nas ocasiões simples, em tudo podemos perceber algo de divino, se estivermos atentos. O grande desafio é saber ouvir. Mas como podemos fazer isso?

Há três passos muito especiais que podem ajudar você a ouvir melhor o que Deus tem a dizer: rezar, observar e refletir.

Rezar

Em primeiro lugar, é preciso oração. Aquela que silencia o barulho externo, para que possamos ouvir com a alma. Guarde, diariamente, um momento para se afastar do mundo, dos problemas e das atividades cotidianas. Um tempo só para estar com Deus. Leia a Sua Palavra, deixe que cada linha se assente em seu coração. E peça ao Espírito Santo inspiração para compreender as mensagens deixadas pelo Senhor na sua vida.

Observar

Se Deus não nos fala com a voz que nossos ouvidos humanos são capazes de compreender, precisamos estar atentos. Observe cada acontecimento e repare nos sinais: na beleza da paisagem, na brisa fresca da noite após um dia quente, no sorriso de alguém, no choro de angústia que um amigo confia a você, no companheirismo da sua esposa ou do seu marido, num novo desafio de trabalho, nos sofrimentos de uma enfermidade. É preciso parar um instante para enxergar todas essas coisas, que podem passar despercebidas na correria do dia a dia.

Refletir

Pare para refletir sobre como cada uma dessas coisas está impactando a sua vida e a vida das pessoas à sua volta. Mesmo os acontecimentos que julgamos negativos se apresentam a nós com um propósito, como parte dos planos de Deus. Cada um deles guarda uma mensagem e um ensinamento, que utilizamos conforme nosso livre-arbítrio. Tudo o que vivemos nos leva a um caminho de amadurecimento na jornada rumo à Glória do Pai.