Como ajudar as crianças a viver a Quaresma?

Quem tem filhos pequenos frequentemente fica se perguntando como ajudar as crianças a vivenciarem a Quaresma. Este é um período especial e muito importante para nós, cristãos. Mas é sempre um desafio estimular os pequenos na experiência quaresmal. Por isso, hoje eu trago algumas dicas de atividades para fazer com os pimpolhos!

Atividades lúdicas
As crianças se mantêm concentradas por menos tempo e têm menos paciência do que os adultos. Além disso, aprendem com a diversão. Por isso, é válido investir em atividades prazerosas, como livros ilustrados, cruzadinhas, caça-palavras, jogos de sombras e desenhos para colorir. Há bastante material disponível na internet e também nas editoras católicas com temática da Quaresma.

 

Via Sacra ilustrada
Que tal convidar seus filhos para ilustrar a Via Sacra? A cada dia, vocês podem ler uma estação e depois fazerem juntos um desenho sobre aquele momento vivido por Jesus. Ao mesmo tempo em que brincam, os pequenos podem aprender sobre a caminhada de Cristo e refletir sobre o Seu sofrimento.

 

Lava-pés em casa
Vocês também podem fazer a experiência do Lava-Pés. Uma dica é fazer a partilha simbólica do pão e do vinho (usando suco de uva, claro!), reproduzindo a ceia de Jesus com os apóstolos. Em seguida, vocês podem lavar os pés uns dos outros, conversando sobre o exemplo de serviço e humildade de Cristo.

 

Jejum adaptado
Como não é indicado que as crianças façam jejum de alimentos, que tal fazer um jejum diferente? Cada um poderia escolher algo de que gosta muito para se abster durante o período da Quaresma. Pode ser chocolate, refrigerante ou até jogo de videogame. Isso ensina a eles o sentido do sacrifício e o valor da renúncia.

 

Silêncio na Sexta-feira da Paixão
Fazer silêncio absoluto com crianças é inviável. Por isso, você pode propor que todos reduzam o barulho neste dia. Uma dica, por exemplo, é combinar de não ligar a televisão ou o aparelho de som. Também vale abrir mão dos eletrônicos, que fazem bastante ruído.

 

Caridade em família
Vocês podem viver a prática da esmola fazendo uma atividade solidária juntos. Pode ser uma visita a um orfanato, escolher brinquedos para doação, participar da oferta de alimentos para moradores de rua… Há muitas opções, dependendo da idade dos seus filhos.

 

Rezem juntos
Não se pode viver a Quaresma sem oração. Por isso, separem alguns minutinhos todos os dias para rezarem em família. Apresentem seus agradecimentos e seus sentimentos. Vale também ler e conversar um pouco sobre uma passagem bíblica.