Como ajudar as almas do purgatório?

Diz o Catecismo da Igreja Católica: “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do Céu” (§1030). A este estado transitório de purificação das almas chamamos de purgatório. E todos nós podemos ajudar as almas nesse processo. Você sabe como?

Segundo o Concílio de Trento, as almas do Purgatório podem ser assistidas pelos “sufrágios dos fiéis” – ou seja, tudo aquilo que, de bom coração e em estado de graça, pudermos oferecer a Deus em favor daqueles que não estão mais entre nós. Temos diversos caminhos através do qual oferecer alívio às almas que estão no purgatório.

Entre as possibilidades estão orações, jejuns, penitências, esmolas, indulgências e, especialmente, o santo sacrifício da Missa, rogando que o sacrifício do Redentor seja aplicado à salvação das almas. Em cada uma dessas ações, devemos pedir a Deus que tenha compaixão daqueles que aguardam a graça da Eternidade, principalmente aqueles pelos quais ninguém reza. Rezemos e ofereçamos nossos sacrifícios para que esses irmãos e irmãs encontrem um lugar muito especial ao lado de Deus!