Celebramos hoje Santa Maria, Mãe de Deus

Fechando a oitava de Natal, celebramos hoje a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Ainda como parte das festividades do nascimento de Jesus, recordamos o mistério da encarnação, que fez de Maria a mãe do Salvador. Esta é uma das primeiras festas marianas da Igreja Ocidental – começou a ser celebrada em Roma ainda no século VI – e está muito ligada a um dos dogmas marianos.

Proclamado durante o Concílio de Éfeso, no ano de 431, o dogma da Maternidade Divina reconhece Maria como a verdadeira Mãe de Deus. Não obstante a natureza humana de Jesus, Ele é em essência divino e a Virgem Santíssima, como Sua mãe, é parte do plano de Deus para a nossa salvação.

Maria, com o seu Sim, tornou-se o elo entre o Céu e a terra, entre Deus e os homens. Ela assumiu papel fundamental na remissão dos nossos pecados e tornou-se também Mãe de todos nós.

Com seu manto, nos cobre de ternura e nos protege, como fez com seu filho, e intercede por nós junto a Deus. A Ela recorremos com nossas súplicas, a Ela apresentamos nossas dores e Nela encontramos consolo. Em Maria está nossa força e nossa alegria.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!