A Oitava de Páscoa e o Tempo Pascal

A festa da Páscoa não se encerra no domingo da Ressurreição. Ela se estende até o próximo domingo, no que chamamos de Oitava Pascal.  Este período é vivido como se fosse um único dia, com a mesma alegria do momento em que recebemos a notícia de que Jesus ressuscitou.

Neste período, entoamos o Hino de Louvor em todas as missas, diferentemente do Tempo Comum, em que é cantado somente na missa de domingo. Isso acontece para expressarmos a extrema felicidade de ter Cristo entre nós!

A Oitava de Páscoa faz parte do Tempo Pascal, que começa hoje e se estende pelos próximos 50 dias, até o Domingo de Pentecostes. Neste tempo, a liturgia nos traz os sinais da Ressurreição, para continuamente nos alegrarmos com a presença de Jesus. Este é o tempo litúrgico mais importante do ano, em que recordamos que a Vida venceu a morte.

Uma característica interessante do Tempo Pascal é que o Círio Pascal permanece aceso em todas as celebrações litúrgicas, representando o Cristo Ressuscitado. Isso nos lembra que Ele é luz em nossas vidas e elimina a escuridão da morte e do mal.

Aproveitemos esse período para fazer de nosso cotidiano uma Páscoa constante, permitindo que Deus guie todas as nossas ações, mirando-nos no exemplo fraterno de Jesus!