A luz de Cristo nas palavras de São João Evangelista

São João Evangelista, o santo cuja memória celebramos hoje e que foi tão querido por Jesus, é conhecido como um poderoso intercessor daqueles que precisam de clareza diante dos problemas e dos desafios. Provavelmente isso decorre do fato de ter exaltado, em seu Evangelho, a Luz de Cristo, aquela que ilumina verdadeiramente o nosso caminho rumo ao Reino de Deus.

A tradição de dedicar um dia à oração pelos falecidos remonta ao século IX. A festa litúrgica nasceu na França, mas a prática foi adotada por Roma no século XIV e se espalhou pelo mundo.

Na linda abertura de seu Evangelho, João diz:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. [O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho dele, e exclama: ‘Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim’. Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça. Pois a Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1, 1-17)

Que tal hoje, amparado pelas palavras de São João Evangelista, contemplar a luz de Jesus Cristo e pedir que Ele traga claridade do seu coração e aos seus pensamentos, para que você siga os desígnios de Deus?