10 sugestões para viver plenamente a Sexta-feira da Paixão

Hoje recordamos o supremo sacrifício de Cristo, que entregou Sua vida pela nossa salvação. A Sexta-feira da Paixão lembra o dia em que, após ser submetido a interrogatório e julgamento, Jesus foi condenado à morte. Após carregar sua pesada cruz e sofrer inúmeros maus tratos e humilhações, Ele foi crucificado e morreu após dizer: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23,46)

Para participarmos do sacrifício de Cristo, deixamos aqui algumas sugestões de como viver de maneira mais completa a Sexta-feira da Paixão

1. Observe o jejum e a abstinência recomendados pela Igreja. Faça somente uma refeição completa nesse dia. As demais, devem ser leves. Além disso, não consuma carne. E lembre-se, quando estiver se alimentando, de manter o espírito de sacrifício e penitência.

2. Se a sua rotina permitir, guarde silêncio até as 15h, horário em que Jesus expirou na cruz.

3. Tenha foco na oração. Para isso, é recomendável evitar todas as coisas que podem distraí-lo, como televisão, internet, celular, jogos, encontros festivos etc.

4. Reze a Via Sacra

5. Reze o terço. Nessa data, como nas demais sextas-feiras, a contemplação é dos mistérios dolorosos, exatamente aqueles que recordam os últimos momentos de Cristo.

6. Reflita sobre as sete frases ditas por Jesus na cruz.

7. Venere a Santa Cruz.

8. Medite sobre o sofrimento de Maria diante da cruz.

9. Comece a novena da Divina Misericórdia.

10. Caso esteja magoado ou tenha brigado com alguém, exercite o perdão.