Calendar 2018-02-07T21:07:02+00:00

maio
27
dom
7º Aniversário da Capela das Aparições do Brasil
maio 27@10:00 am
7º Aniversário da Capela das Aparições do Brasil

Missa em Ação de Graças pelo 7º Ano de Fundação da Capela das Aparições 

27 de Maio, às 10h

Aniversário de 7 anos da Capela das Aparições. E para comemorar, a Missa de Ação de Graças será celebrada no domingodia 27 de maioàs 10h. 

Assim como em Portugal, a única réplica da Capela das aparições de Fátima é dedicada à devoção de Nossa Senhora, e se destaca por ser a única em todo o mundo, fora dos muros da Cova da Iria.  

Capela das Aparições do Rio de Janeiro é fruto do carisma da Tarde com Maria, que completa 32 anos de trabalhos dedicados à evangelização 

As obras da Capela brasileira tiveram início em 2009. A inauguração ocorreu em maio de 2011. Foi marcada pela consagração da igreja e do altar e da entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal. À época, a Santa Missa foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal  Orani João Tempesta, e concelebrada por Dom Antonio Martobispo de Leiria-Fátima (Portugal), além de outras autoridades religiosas 

história da edificação da Capela das Aparições iniciou quando a Tarde com Maria completou 20 anos. O fundador Berthaldo Soares foi ao Santuário de Fátima, em peregrinação com mais 100 pessoas, para agradecer essa história de amor e .

em terras lusasonde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhosele teve a inspiração de construir a réplica da Capela das Aparições aqui no Rio de Janeiro. 

2º Encontro dos Ciclistas com Maria
maio 27@8:00 am
2º Encontro dos Ciclistas com Maria

2º Encontro dos Ciclistas com Maria

A Capela das Aparições do Rio de Janeiro completa, neste mês de maio, sete anos de fundação. E como parte dos eventos comemorativos, o Santuário receberá o 2º Encontro dos Ciclistas com Maria, no dia 27/05. A iniciativa é uma ação da Associação Caminhos de Nossa Senhora, em parceria com a Associação Arquidiocesana Tarde com Maria.

Além de dar continuidade à atividade que une bem-estar, saúde e espiritualidade, esta segunda edição faz parte dos festejos em honra a Nossa Senhora de Fátima, no desejo de dar graças e pedir proteção à Maria Santíssima e a São João Paulo II, padroeiro dos ciclistas.

O 2º Encontro dos Ciclistas com Maria acolhe todos que desejam participar da pedalada, crianças, jovens e adultos. Não será necessária a inscrição. Basta pegar a bicicleta e juntar-se ao grupo. O trajeto será de 15km, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirante.

A concentração será, às 8h, na Praça do Ó (Praça São Perpétuo, próximo à Av. Lúcio Costa). A previsão de saída será às 9h. Ao chegar à Capela das Aparições, a Santa Missa será celebrada, às 10h, em Ação de Graças pelo 7º aniversário de fundação e dedicação do altar do Santuário.

A pedalada percorrerá a orla da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, onde os ciclistas poderão desfrutar dos encantos naturais do Rio de Janeiro, entre a Reserva Ecológica Chico Mendes e as praias.

 

Serviço:

2º Encontro dos Ciclistas com Maria

Data: 27 de maio

Concentração: 8h

Saída: 9h

Ponto de Encontro: Praça do Ó (Praça São Perpétuo, próximo à Av. Lúcio Costa)

Inscrições: Não haverá. Evento gratuito.

Percurso: 15km, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirante

Horário da Missa na Capela das Aparições: 10h

Domingo da Santíssima Trindade
maio 27@8:00 pm
Domingo da Santíssima Trindade

Domingo da Santíssima Trindade

Venha celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade aqui na Capela das Aparições.

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. E foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem nos revelou este mistério. Ele falou do Pai, do Espírito Santo e d’Ele mesmo como Deus.

Programação

8h – Santa Missa, transmitida, ao vivo, pela Tv Brasil e demais emissoras afiliadas

10h, 16h e 19h – Santa Missa

9h e 18h – Oração do Terço

8h às 20h – Adoração ao Santíssimo Sacramento

Confissões: Favor verificar na Secretaria 3114-0000

maio
31
qui
Festa de Corpus Christi (Feriado)
maio 31@8:00 am
Festa de Corpus Christi (Feriado)

Festa de Corpus Christi (Santíssimo Corpo de Cristo)

A Capela das Aparições, em comunhão com toda a Igreja, celebra, no dia 31 de maio (feriado), a Solenidade de Corpus Christi, momento em que todo o povo celebra publicamente o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, fonte e centro da vida de toda a comunidade cristã.

A Missa Solene será às 10h. Em seguida, a procissão com Santíssimo Sacramento seguirá pelo tapete artesanal de sal e serragem, confeccionado pelos colaboradores e servitas do Santuário.

Na festa de Corpus Christi, os fiéis têm a oportunidade de agradecer e louvar a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, com o qual Jesus Cristo se faz presente em corpo, alma e divindade.

Programação

Missa: 8h, 10h, 16h e 19h

Missa Solene e procissão com o Santíssimo: 10h

Oração do Terço: 9h e 18h

Adoração ao Santíssimo Sacramento: 8h às 20h

Confissões: Favor verificar na Secretaria 3114-0000

jun
1
sex
Primeira Sexta-feira – Adoração Solene em desagravo ao Sagrado Coração de Jesus
jun 1@9:00 am
Primeira Sexta-feira – Adoração Solene  em desagravo ao Sagrado Coração de Jesus

Primeira Sexta-feira – Adoração Solene

Ato de desagravo ao Sagrado Coração de Jesus

Na Primeira sexta-feira do mês, a Capela das Aparições do Rio programa um dia especial em atenção ao Sagrado Coração de Jesus, com a Comunhão Reparadora.

Programação

9h: Terço Solene

10h: Missa,  seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento

14h Terço

A adoração ao Sagrado Coração de Jesus é uma iniciativa também fundamentada na Mensagem de Fátima. Nas três aparições do Anjo de Portugal, ele pede aos Pastorinhos, Jacinta, Francisco e Lúcia, para fazerem sacrifícios e adorarem ao sagrado coração de Jesus. E Nossa Senhora, quando aparece aos videntes de Fátima, Ela também impulsiona as crianças a adorarem o Sagrado Coração de Jesus e ao Seu Imaculado Coração.

jun
2
sáb
Primeiro Sábado – Desagravo ao Imaculado Coração de Maria
jun 2@8:30 am
Primeiro Sábado - Desagravo ao Imaculado Coração de Maria

Primeiro Sábado – Desagravo ao Imaculado Coração de Maria

Você é nosso convidado a visitar a Capela das Aparições todo o primeiro sábado do mês, ao longo de todo o ano, a fim de participar de uma programação especial para a celebração do desagravo em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.

Programação

8:30h Início das Confissões

9h  Terço com catequese da Mensagem de Fátima

10h Reparação ao Imaculado Coração de Maria

10h15 Meditação dos mistérios

10h30 e 16h Missa

18h Terço de Velas com o Santíssimo

Sobre os Cinco Primeiros Sábados

A Virgem Santíssima apareceu à Irmã Lúcia e ensinou-lhe a prática dos cinco primeiros sábados do mês, em desagravo às ofensas cometidas contra o Seu Imaculado Coração.
Nesta aparição, Nossa Senhora disse que o seu coração estava cercado de espinhos das blasfêmias e ingratidões cravadas pelos homens ingratos. E pediu que A consolasse durante 5 meses, ao 1.º sábado de cada mês, fazendo os seguintes atos:

1. Confessar;
2. Receber a Sagrada Comunhão;
3. Rezar um Terço;
4. Fazer 15 minutos de companhia a Nossa Senhora, meditando os mistérios do Rosário.
Os cinco sábados em honra à Virgem de Fátima se referem às cinco principais ofensas cometidas contra a dignidade de Nossa Senhora: As blasfêmias contra a Imaculada Conceição; contra a sua Virgindade; contra a Maternidade Divina, recusando ao mesmo tempo recebê-la como Mãe dos homens; os que procuram infundir nos corações das crianças a indiferença, o desprezo e até o ódio contra esta Imaculada Mãe; e os que A ultrajem diretamente nas suas sagradas imagens.
Nossa Senhora disse àqueles que fizerem esta devoção: “Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas” (c.f Ir Lucia, p 192, 2015).

jun
8
sex
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
jun 8 dia inteiro
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Celebramos, neste dia 08 de junho, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Esta Festa Litúrgica foi um pedido explícito do Senhor à Santa Margarida Maria Alacoque. São João Paulo II disse que a “festa lembra o mistério do amor que Deus tem pelos homens de todos os tempos”.

“Peço que na primeira sexta-feira depois da oitava de Corpus Christi, se celebre uma Festa especial para honrar meu Coração, e que se comungue nesse dia para pedir perdão e reparar os ultrajes por ele recebidos durante o tempo que permaneceu exposto nos altares”, disse o Senhor à Santa Margarida, em junho 1675. “Prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada”, acrescentou.

Celebrar o Sagrado Coração é lembrar que Cristo foi verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. À luz da Sagrada Escritura, a expressão “Coração de Cristo” designa o mesmo mistério de Cristo, a totalidade do Seu ser, a Sua Pessoa considerada no Seu núcleo mais íntimo e essencial.

São João Paulo II, em seu pontificado, estabeleceu que na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus se realize o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

No dia seguinte, após a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebramos a Memória do Imaculado Coração de Maria. Não temos como falar do Filho sem falar da Mãe, não podemos celebrar o coração do Filho e não celebrar o coração da Mãe. Essas duas celebrações estão ligadas, mostrando-nos um sinal litúrgico da proximidade desses dois corações: o mistério do coração do Salvador se projeta e se reflete no coração da Mãe, que é também companheira e discípula.

Se a solenidade do Sagrado Coração de Jesus celebra os mistérios pelos quais fomos salvos, fazer memória do Coração Imaculado é celebrar a participação da mãe na obra salvífica do Filho.

jun
9
sáb
Hoje a Igreja celebra o Imaculado Coração de Maria
jun 9 dia inteiro
Hoje a Igreja celebra o Imaculado Coração de Maria

Hoje a Igreja celebra o Imaculado Coração de Maria

A Memória do Imaculado Coração de Maria é celebrada no dia 9 de junho, ocasião em que toda a Igreja se une para desagravar e reparar o Seu Coração que está tão cercado de espinhos.

“Jesus quer servir-se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no Mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração”, disse Nossa Senhora à Lúcia na aparição de Pontevedra, na Espanha. Isso significa levar as pessoas a uma plena consagração de conversão, doação, intima estima, veneração e amor. E, nesse espírito de consagração e conversão, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Coração Imaculado de Maria.

A Festa do Imaculado Coração de Maria é sempre celebrada após a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Mostra que os dois corações são inseparáveis e que Maria sempre nos leva à Jesus.

Aparições de Nossa Senhora

As Memórias da Irmã Lúcia registra diversos diálogos de Nossa Senhora com os Pastorinhos, em que Maria Santíssima nos revela a importância de nos direcionarmos para o Seu Imaculado Coração.

Durante as aparições da Virgem de Fátima aos três Pastorinhos em 1917, Nossa Senhora disse a Lúcia: “Jesus quer servir-Se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. (…) A quem a abraçar, prometo a salvação; e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o Seu Trono”.

Em outra ocasião, disse-lhes: “Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, em especial sempre que fizerdes algum sacrifício: ‘Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores, e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria’”.

Muitos anos depois, quando Lúcia era uma postulante no Convento de Santa Doroteia, em Pontevedra (Espanha), a Virgem lhe apareceu com o menino Jesus e, mostrando-lhe o seu coração rodeado por espinhos, disse: “Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões”.

“Tu, ao menos, vê de me consolar e diz que, todos aqueles que durante cinco meses no primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do rosário com o fim de me desagravar, eu prometo assistir-lhes à hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas”.

jun
16
sáb
Missa Votiva dos Santos Francisco e Jacinta Marto
jun 16@4:00 pm
Missa Votiva dos Santos Francisco e Jacinta Marto

Missa Votiva dos Santos Francisco e Jacinta Marto

No dia 16 de junho, às 16h, a Capela das Aparições vai celebrar a Missa Votiva em honra aos Santos Francisco e Jacinta Marto. A celebração visa trazer para o nosso cotidiano a santidade e a importância dos protagonistas das aparições de Fátima, e os únicos santos crianças não mártires da história da Igreja.

Esta Missa é uma verdadeira catequese, na qual a Igreja celebra a riqueza litúrgica do Sacrifício de Cristo, contudo, oferece ao peregrino a possibilidade de conhecer mais a vida dos Pastorinho e ter uma devoção mais forte e vibrante; também de impulsionar todos a rezarem mais com os Videntes de Fátima, confiando na poderosa intercessão deles.

Francisco e Jacinta Marto, junto com a sua prima Lúcia, foram os Pastorinhos que testemunharam as aparições de Nossa Senhora de Fátima. Eles receberam a honra dos santos altares no grande Jubileu do Centenário de Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião, o Papa Francisco celebrou a Missa de Canonização e os incluiu no Livros dos Santos.

Programação

Missa Votiva: 16h

Terço com Velas diante do Santíssimo Sacramento do Altar: 18h

 

jun
28
qui
3º Aniversário de Entronização dos Ícones de Francisco e Jacinta Marto
jun 28 dia inteiro
3º Aniversário de Entronização dos Ícones de Francisco e Jacinta Marto

3º Aniversário de Entronização dos Ícones de Francisco e Jacinta Marto

Há três anos,  o núncio apostólico no Brasil, Dom Giovani d’Aniello, entronizou, na Capela das Aparições do Rio de Janeiro, os ícones de Francisco e Jacinta Marto, que na época eram beatos. E para celebrar a grande data aniversária, no dia 28 de junho, fundadores, membros e servitas realizarão uma solene festa.

Os ícones dos Pastorinhos foram entronizados em um momento importante para o povo carioca. O motivo foi a autorização que a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos concedeu à Capela das Aparições do Rio, por meio de decreto expedido pela Santa Sé, em Roma.

A Capela das Aparições foi a única Igreja em todo o mundo a ter permissão de celebrar a memória dos Pastorinhos de Nossa Senhora, Jacinta e Francisco Marto, antes deles se tornarem santos. Primazia nunca concedida a nenhuma outra Igreja fora dos muros de Portugal.

Programação

Missas: 8h, 10h30 e 16h

Terços: 9h e 15h

Terço com velas, diante do Santíssimo Sacramento: 18h 

Fale conosco

contato@tardecommaria.com.br

Telefone: +55 21 3114 0000