Capela das Aparições do Brasil recebe Peregrinação Folclórica Portuguesa

No Domingo da Solenidade de Pentecostes, dia 20 de maio, a Capela das Aparições acolheu a tradicional peregrinação anual dos ranchos portugueses do Brasil. A Virgem Santa Maria foi presenteada com uma linda homenagem: 15 casas trouxeram cerca de 500 integrantes, que doaram cinco toneladas de alimentos. Os ranchos portugueses fazem parte da Federação do Folclore Português e da Delegação da Federação do Folclore no Brasil.

A Santa Missa foi presida por Dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e reitor deste Santuário. Em sua homilia, ele destacou que a Festa de Pentecoste é também o nascimento da Igreja.

“Hoje, nós estamos celebrando a nossa terceira mãe, que é a Igreja. Hoje é o dia do nascimento da Igreja. Pentecostes foi uma espera muito ansiosa por parte daquele primitivo grupo que acompanhava Jesus nas suas caminhadas e poucos, cerca de 500 (pessoas), viram o Ressuscitado. E Jesus havia dito o porquê da sua Ascensão, o porquê do seu retorno ao Pai. ‘convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei o meu Espirito Santo’, (Jo 16, 7). E ninguém sabia como viria o Espirito Santo. E aquela manhã, em que os apóstolos estavam reunidos junto com Nossa Senhora, ouviram um ruído como de um vento impetuosos; e umas línguas de fogo pousaram sobre a cabeça de cada um deles e também de Nossa Senhora. Nesse dia, foi infundida a alma daquele pequeno grupo de pessoas à alma da Igreja. Essa Igreja concebida na mente e no coração de Deus desde toda a eternidade. Ela foi gestada durante o período da vida do filho de Deus aqui na Terra, e nasceu em Pentecostes. Por isso que nós celebramos, hoje, o aniversário da nossa Mãe, a Igreja”, explicou Dom Antonio Augusto.

Os portugueses participaram da procissão das ofertas e, juntos com alguns Supermercados e famílias, doaram cerca de cinco toneladas de alimentos, que serão encaminhados ao Seminário Arquidiocesano São José, situado no Rio de Janeiro.

O senhor Manoel Coelho, organizador da Peregrinação dos Ranchos Portugueses, pontua que esta peregrinação é muito tradicional em Portugal. E na Capelinha das Aparições do Rio já acontece pelo quarto ano. “Essa peregrinação é organizada aqui (no Brasil) porque ela acontece também em Portugal. Nós somos orientados pela Federação do Folclore Português, uma entidade que organiza os trabalhos dos grupos. E desde 2015 que nós fazemos esta peregrinação aqui na Capelinha das Aparições”, disse.

Ao final da Celebração Eucarística, mais 500 membros dos ranchos portugueses seguiram em procissão com a imagem da Virgem de Fátima pelo pátio do Santuário.

Além das casas portugueses, vários supermercado e algumas famílias também colaboraram com a doação de alimentos que, juntos, somaram mais de cinco toneladas de alimentos, que serão enviados para o Seminário São José do Rio de Janeiro.

2018-05-25T19:23:46+00:00 maio 25th, 2018|Notícias|0 Comentários

Deixar Um Comentário

Fale conosco

contato@tardecommaria.com.br

Telefone: +55 21 3114 0000